Os cascos dos equinos são membros aparentemente fortes, mas que se não forem devidamente monitorados, podem desenvolver diferentes tipos de enfermidades e afetar a qualidade de vida do animal.
Um exemplo é a Dermovilite Exsudativa, doença, muito conhecida também como Cancro de Ranilha, dentre outras nomenclaturas, que consiste em lesões causadas por bactérias nos cascos.
Com o tempo e desenvolvimento destes microrganismos, os cascos passam a apresentar um tecido composto por queratina branca, ficam enfraquecidos, amolecem e podem causar inclusive o comprometimento dos movimentos (claudicação).
Os motivos principais desencadeadores da doença são as más condições de higiene das baias, juntamente com fezes e umidade, favorecendo a proliferação das bactérias.
O tratamento passa, geralmente, pela aplicação de antibióticos, sendo muito importante consultar um médico veterinário para que seja verificado o melhor caminho para a cura.
Um método de prevenção eficaz pode ser feito através de casqueamento, higienização das baias, dentre outros.
Amplie seu conhecimento sobre a veterinária equina e saiba como atuar diante desse e outros casos que comprometem o desempenho do animal. Confira.
Fonte: Equipe Escola do Cavalo