A importância da dosagem certa das fibras nas dietas dos equinos

A formulação de dietas conta com vários tipos de nutrientes, com vistas ao seu desenvolvimento e desempenho, seja para cavalos atletas ou não. Um desses que não pode faltar sem dúvida são as fibras, consideradas indispensáveis à fase adulta dos equinos.

Por isso, o criador deve ficar de olho nos tipos de volumosos que o animal está consumindo, ou seja, fresco ou em forma de feno, que é um pouco mais desidratado.

É aconselhável que o animal tenha acesso a diferentes tipos de forragens em prol da saúde do sistema digestivo.

No caso da alimentação fornecida pelo dono, é importante que se tenha as dosagens e tipos de fibras corretas nas forragens, para que não se erre pelo excesso ou pela falta, o que em ambas situações podem gerar consequências graves, como doenças do estômago, cólicas, além de comportamentos estranhos do animal.

Geralmente as forragens de boa qualidade possuem em sua composição uma média de 35% a 55% de fibras detergentes neutras e 25% a 35% de fibras detergentes ácidas.

 A alimentação do animal jamais deve ser ministrada sem o devido conhecimento. Na dúvida, é sempre bom consultar um médico veterinário especialista em nutrição.

 

Saiba mais sobre formulação de dietas e rações para equinos. Clique aqui.

Veja também sobre os nutrientes que devem ser aplicados na alimentação. Clique aqui.

Fonte: Desempenho