A importância da imunidade passiva em potros

O nascimento de um potro é motivo de satisfação para as éguas e seus proprietários. No entanto, para que o animal tenha uma vida saudável, é preciso garantir alguns itens básicos de cuidado, antes, durante e depois do nascimento.

Com poucos dias de vida, é imprescindível o fornecimento do colostro. Esta será uma importante garantia de que o potro esteja imune de doenças, já que o animal nasce praticamente sem qualquer defesa em seu organismo e pode esta suscetível a várias doenças.

Muitos potros, aliás, morrem nos primeiros dias, simplesmente porque essa questão não foi observada e acompanhada pelos seus donos.

Este procedimento, no entanto, é apenas um dos muitos que fazem parte dos cuidados neonatais.

Cabe ao proprietário se inteirar sobre os cuidados neste período da vida dos animais, de modo a evitar prejuízos em seus negócios.

O médico veterinário envolvido na área deve ter amplo conhecimento sobre o manejo alimentar. Confira.

Fonte: Informativo Equestre