A importância do colostro para o potro

A ocasião do nascimento de um potro é sempre muito especial para os seus criadores. No entanto, é preciso tomar uma série de precauções nestes primeiros meses de vida do animal, que necessita cuidados especiais, por estar numa condição de fragilidade.

Um destes cuidados está na garantia da alimentação correta, que se inicial já na gestação, para garantir o crescimento saudável do animal.

E até o terceiro mês de vida, ele precisa do leite materno (colostro), por não ser capaz de absorver nutrientes de nenhum outro tipo de alimentação.

O colostro é, portanto, essencial por ser de grande valor nutricional, e proporcionar ao animal anticorpos, que vem das glândulas mamárias das fêmeas, proporcionando boas condições imunológicas. Possui ainda proteínas, carboidratos, dentre outros nutrientes.

É preciso, no entanto, que a fêmea esteja vacinada para que o colostro esteja com imunoglobulinas em quantidades suficientes.

Assim, quando um potro, por algum motivo, não recebe o colostro durante os primeiros 12 primeiros meses de vida, ele pode sofrer sério problemas de crescimento e desenvolvimento.

Alguns criadores possuem em suas propriedades um banco congelado de colostros, para os casos em que, por rejeição ou morte da fêmea, o potro seja impedido de se alimentar.

Depois desta fase deve-se aproveitar outros alimentos, como rações especiais e concentradas, para que o desenvolvimento do animal continue nos anos posteriores.

A formulação de dietas para esses potros depois da amamentação é essencial para manter a saúde e desenvolvimento. Clique aqui.

Fonte: MGM