A importância do garanhão em um haras

Em um haras cujo proprietário tenha como um dos objetivos promover a reprodução de seus animais, escolher um garanhão de qualidade pode fazer toda a diferença. Um animal deste tipo pode, aliás, tem a capacidade de reprodução maior que das éguas.

É que enquanto um garanhão consegue efetuar a prenhez de 6 a 8 éguas, por ejaculação, uma égua consegue gerar apenas de 3 a 4 potros por ano. Daí a importância dos investimentos neste tipo de animal.

Escolher um garanhão, entretanto, não é tão fácil. É preciso ter conhecimento sobre a genética, raça, dentre muitos outros aspectos, para que a compra não seja em vão.

Observar o pedigree, que deve ser de característica superior, é um dos primeiros passos. Destes, se avalia a qualidade dos descendentes.

Outro quesito é o seu padrão relacionado às exigências de exposições pelo Brasil, tais como se é possuidor de uma marcha competitiva e se possui premiações.

O temperamento do animal é também uma qualidade altamente valorizada nos testes de seleção, assim como a fertilidade. Este último, devido ao fato de que não adianta as premiações e boa reputação se o animal não tem a capacidade de gerar potros de forma satisfatória, em virtude de vários motivos, já que este é o objetivo central.

Quanto mais o criador de um haras ou profissional da área buscar informações sobre o tema, mais chances de acertar na escolha de um garanhão que atenda as expectativas de reprodução de qualidade.

A garantia do melhoramento genético no haras é influenciada por diversos fatores, sendo o primeiro ponto o manejo reprodutivo. Saiba mais.

Fonte: Mundo equino