A importância do manejo reprodutivo em equinos

Para a eficiência e sucesso dos diferentes sistemas de criação equestres o manejo reprodutivo é muito importante.

O manejo reprodutivo está inserido em aspectos diversos como, por exemplo, a alimentação, o sistema de acasalamento, as biotécnicas a ser utilizadas no processo de evolução genética, o estabelecimento de critérios para a seleção de reprodutores e matrizes e o controle de doenças da esfera reprodutiva. Para alcançar bons índices reprodutivos nos mais diferentes criatórios são necessários conhecimentos interdisciplinares, que envolvem: fisiologia, nutrição e manejo.

De acordo com o Professor do curso de Manejo Reprodutivo em Equinos do CPT Cursos Presenciais, Pedro Gama Ker, Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre e doutor em Reprodução Animal pela UFV, o manejo reprodutivo dos equídeos é de grande importância para o sucesso e lucratividade do criatório. O técnico que deseja ter sucesso deve apresentar conhecimentos de anatomia, fisiologia, técnicas laboratoriais e medidas de manejo que vão influenciar diretamente nos seus resultados. Cada criatório vai apresentar uma realidade diferente, o que exige um técnico com capacidade de tomar decisões corretas para resolução dos problemas e obtenção de índices satisfatórios de prenhez, seja por monta natural a campo, monta controlada, inseminação artificial (com sêmen fresco, resfriado ou congelado) ou transferência de embriões. É relevante investir em formas de aperfeiçoamento e cursos específicos voltados para a área da reprodução de equídeos para assim se capacitar e entrar no competitivo mercado da criação de cavalos.

O conhecimento dos mecanismos fisiológicos da reprodução, bem como dos fatores que influenciam direta ou indiretamente a reprodução, torna possível a realização de um manejo reprodutivo adequado, possibilitando também a utilização de biotécnicas que visam maximizar a eficiência reprodutiva do rebanho.

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Equinos