A importância do uso das ferraduras para os cascos dos equinos

O uso e escolha da ferradura correta são fundamentais para a preservação dos cascos dos equinos. Além de diminuir o impacto, de modo a beneficiar as articulações, as ferraduras ajudam ainda a aumentar a vida útil deste membro tão importante.

A escolha deve ser realizada levando em conta a utilização do cavalo para diferentes finalidades, ou seja, esporte, lazer, trabalho, sendo importante o uso desde a tenra idade. Para cada uma destas, há um tipo de ferradura correta, com peso, materiais e medidas indicadas.

Outra ação importante de manutenção está na raspagem do casco, em períodos que podem variar, além da própria troca das ferraduras.

Todos estes procedimentos devem ser realizados metodicamente, sendo que cabe ao proprietário do animal ou cuidador estar ciente e bem informado a respeito dos detalhes e especificidades deste item de grande importância para a qualidade de vida dos animais.

O manejo adequado das ferraduras auxilia na prevenção de diversas enfermidades nos cascos e sistema locomotor dos equinos. Confira.

Fonte: Agroline