A nutrição do cavalo atleta

Atualmente á uma preocupação maior com o bem estar do animal em relação aos criadores que submetiam os animais a cargas extremamente árduas, sem muitos critérios. Um destes quesitos essenciais para o bom rendimento passa necessariamente pela nutrição balanceada.

Sendo assim, quando se busca um planejamento neste sentido, deve-se levar em consideração o peso, idade, raça e intensidade do esforço do animal, pois somente diante destas informações será possível ao profissional preparar a dosagem certa de nutrientes e suplementos, para o objetivo ser atingido.

Geralmente a nutrição de cavalos atletas tem como intuito manter o peso, as boas condições físicas e a saúde. Há várias raças de cavalos atletas que dependem de um acompanhamento neste sentido, como o Quarto de Milha, Puro Sangue Inglês, Manga Larga Marchador, dentre outros. Todos podem estar envolvidos em atividades como enduro, salto, equitação, tambor, baliza, dentre outros.

Os animais necessitam comer várias pequenas porções ao longo do dia, devido ao seu sistema estomacal, bem pequeno proporcionalmente ao seu tamanho. Em termos de nutrientes, as dosagens vão depender do tipo de prova disputada pelo animal, sendo que alguma requer mais explosão, outra maior resistência etc.

Por isso a importância deste acompanhamento nutricional realizada por um profissional experiente e que conheça as necessidades, o dia a dia, e fase específica do cavalo atleta.

 

É preciso que o proprietário do animal tenha acompanhamento de um profissional capacitado na área para ajuda-lo com o manejo nutricional. Saiba mais.

Fonte: Agro Olhar