A vermifugação de equinos

Em comparação com os bovinos, os equinos contraem vermes com maior frequência, o que preocupa bastante criadores e profissionais veterinários, pois podem ser perigosos, ocasionando em algumas vezes, mortes, tumores ou anemia acentuada.

Em casos específicos, os vermes também são responsáveis por quadro de cólicas equinas e o ciclo evolutivo de alguns parasitas é longo, dificultando muito os tratamentos, chegando há atingir um ano.

O diagnóstico é realizado por médicos veterinários capacitados, sendo necessário apelar para exames laboratoriais em certas circunstâncias.

O tratamento é realizado através de vermífugos, combatendo os vermes e permitindo ao cavalo um melhor aproveitamento de sua alimentação. O manejo sanitário do equino é também fundamental, devendo ser realizado junto com a vermifugação.

Fonte: Web Artigos

Conheça o Curso de Cólica Equina

Veja outras publicações da Escola do Cavalo: O papel da alfafa e do milho na alimentação dos equinos Parque onde há cavalos com suspeita de mormo é interditado em Araguari Quais as consequências da Síndrome Metabólica Equina?