Alimentação de Equinos- Cuidados no uso da Linhaça

Sempre surge uma dúvida ao se alimentarem os equinos: alimento perfeito ou equilíbrio perfeito entre alimentos? O que se deve buscar para a dieta do cavalo?

Já que não existe o alimento perfeito, deve-se, então, buscar um equilíbrioperfeito entre os alimentos para que se obtenha o melhor resultado na criação de cavalos, valorizando-se a sua performance. A linhaça tem sido indicada como complemento alimentar para equinos. É um excelente complemento a ser utilizado para esse fim, como a maioria dos grãos. É necessário, porém, que se justifique seu uso. Para tanto, devem-se avaliar as reais necessidades nutricionais do animal. A linhaça pode ser utilizada de três formas: grão integral, farinha e óleo.

Em pequenas quantidades, esse tipo de alimento, em grãos, é utilizado numa medida entre 20 e 50 g diários. Pode ser ingerido duas vezes por semana, como preventivodas cólicas.

Somente um erro de manejo justifica o uso da linhaça na alimentação dos equinos. Cerca de 95% das cólicas são ocasionadas por esse erro. Isso quer dizer que, adequando-se o manejo às reais necessidades do cavalo, ele dificilmente terá cólica (chance de 5%).

Para que a linhaça seja oferecida aos animais é necessário amolecer os grãos com água, devido à dureza de sua casca. Possui ação laxativa, quando umedecida. O ácido prússico, liberado pela linhaça umedecida, porém, impede a absorção de oxigênio pelo organismo, podendo levar à morte súbita, caso não seja bem administrada. Por isso, deve-se tomar o máximo de cuidado.

Se oferecida sob a forma de farinha ou óleo, ela pode trazer alguns benefícios, bastante interessantes ao animal, desde que sejam obedecidas as recomendações iniciais.   Fonte: Cavalo do Sul de Minas Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos (Alimentos e Alimentação)

Cuidados com as feridas e lesões em cavalos Dicas de como escolher e comprar um bom cavalo Primeiros socorros em equinos: Como proceder em casos de emergência