Appaloosa: uma raça equina de fama e glamour

Appaloosa é uma raça equina que geralmente possui uma manta branca ou pintas brancas sobre o corpo, na região dos quartos e de tamanho variado. O cavalo dessa raça possui a pele malhada, a parte branca dos olhos mais evidente e os cascos rajados em preto e branco. A altura varia de 1,42m a 1,65m.

Os Appaloosas sempre chamaram a atenção por se distinguirem pela força, agilidade, coragem e uma pelagem de rara beleza.  Assim, a pelagem diferenciada do animal faz com seja chamado nos Estados Unidos de “The horse with all the chrome” e no Brasil e “Cavalo Appaloosa – De longe você conhece”.

O cavalo remonta às lembranças de filmes épicos, que contam as invasões mouras ou as romanas ou faroestes americanos sempre deram um grande destaque ao animal. A raça também é lembrança da antiguidade, conforme apresentam os desenhos de animais com exótica pelagem, encontrados em cavernas européias, que foram feitos cerca de 18 mil anos antes de Cristo.

Os espanhóis levaram os primeiros exemplares para os Estados Unidos e uma tribo indígena chamada Nez Perce, que habitava a região do Rio Palouse, no Estado do Oregon, passou a selecioná-los.  Dessa região nasceu o nome “Appaloosa”, como a raça é conhecida atualmente.

Dos anos 20 em diante, a raça experimentou uma enorme expansão graças ao interesse dos americanos por animais ligeiros e fortes, para o trabalho ou para o esporte, com a vantagem de possuir inconfundível beleza de sua pelagem.  Esse interesse deu origem ao Club do Cavalo Appaloosa, fundado em 1938, que passou a utilizar-se também de infusões de sangue das raças Puro Sangue Inglês e Quarto de Milha, o que, comprovadamente, resultou em melhoramentos para que a raça chegasse ao que é hoje.

No mundo todo, a Appaloosa possui um plantel com 160.000 animais, dos quais 20.000 vivem no Brasil e são registrados no Ministério da Agricultura e do Abastecimento, através da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Appaloosa, fundada em 28 de Novembro de 1977. Essa Associação possui cerca de 3.000 criadores, dentre os quais, 700 são seus sócios, industriais, comerciantes, profissionais liberais, fazendeiros, e acima de tudo amantes dessa estirpe equina.

Fonte: Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Appaloosa

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Equinos

O Appaloosa

Saiba como escolher a raça de cavalo ideal para você