Armazenagem correta do sêmen na inseminação artificial

As técnicas de reprodução assistida vieram para revolucionar a criação de equinos em todo o mundo. E uma das mais eficazes, e que vem proporcionando inúmeras vantagens é, sem dúvida, a inseminação artificial.

O procedimento, que consiste na coleta de sêmen do garanhão devidamente selecionado, e depositado na égua, requer procedimentos cada vez mais aprimorados.

Dentre estes, constam as formas de armazenamento do sêmen antes da fertilização. A escolha e o bom manejo deste quesito poderá determinar o sucesso da reprodução.

O sêmen utilizado pode ser fresco, sobretudo quando o garanhão está próximo à fêmea, diluído em soluções apropriadas.

Há os criadores que optam pelo sêmen resfriado, por proporcionar um maior tempo de conservação e transporte.

Todos estes modelos envolvem vantagens e riscos. Portanto, cabe ao profissional identificar estas questões e, com seu conhecimento adquirido, escolher a forma que melhor atende ao projeto de reprodução.

Existem vários modelos de aparelhos para manipulação do sêmen disponíveis no mercado. Confira.

Fonte: Portal da Educação