Arte de montar a Cavalo

Andar a cavalo é uma atividade que remete a tempos antigos e que continua encontrando adeptos no mundo inteiro, seja para lazer, esporte, deslocamento ou trabalho. Não há restrições de idade para aprender, sendo importante ter disciplina, energia e dedicação.

É uma experiência, descrita por muitos, como inigualável, além de proporcionar muitos benefícios para a saúde, já que geralmente é realizada em contato com a natureza, além de melhorar a postura e o ritmo cardíaco dos praticantes. Isso sem contar com a experiência em si, que é muito prazerosa.

Por isso, se você também deseja aprender a montar em cavalos, precisa estar ciente que, embora pareça uma atividade simples, não é. Necessita de alguns procedimentos imprescindíveis.

De início, é aconselhável procurar uma c sobre o assunto, que possua infraestrutura apropriada, com pistas de treinos e bons instrutores. Estes devem ser, aliás, experientes, comunicativos e didáticos.

O animal precisa ainda ter no mínimo oito anos de idade, ser manso, e já ter alguma vivência no esporte, sendo que cavalos inexperientes podem ser perigosos e colocar a integridade física do praticante em risco.

Outra dica é optar pelas escolas que ensinam a equitação do modelo inglês, gênero mais básico, equilibrado e seguro.

A boa escola ou curso de equitação irá ainda te ensinar alguns procedimentos básicos para cuidar do animal, limpá-lo e guardá-lo corretamente. Isso é importante para que você esteja familiarizado com o animal, para que se crie um vínculo e uma empatia com o mesmo.

Outra questão importantíssima são os equipamentos de segurança. Tanto para a escola, quanto para uso particular, os praticantes necessitam contar com alguns itens básicos, como proteção para a cabeça, calções especiais, colete de proteção e calçados específicos, além da preparação do próprio animal.

Somente com estas dicas você terá todo o respaldo para ser um bom iniciante de equitação.

Saiba mais sobre esse esporte equestre que desperta interesse de muitos. Clique aqui.

Fonte: Tudo sobre cavalos