As diferentes formas de armazenamento do sêmen equino para a inseminação artificial

A inseminação artificial vem trazendo excelentes resultados na reprodução equina, com inúmeras vantagens, dentre elas a possibilidade de melhoramento genético e a obtenção de vários descendentes do mesmo animal.

No entanto, para que o procedimento obtenha resultados satisfatórios, é preciso que conte com os devidos equipamentos e seja realizado por mão de obra qualificada, ou seja, por profissionais que saibam, por exemplo, escolher o melhor tipo de armazenamento do sêmen.

O material, que pode ser fresco, congelado ou resfriado, é determinante para o sucesso do projeto reprodutivo.

Cada tipo possui suas peculiaridades e até mesmo vantagens e desvantagens, sendo que o objetivo principal é manter as condições de sobrevivência dos espermatozoides ao melhor nível, seja através do uso de diluentes, temperatura e recipientes corretos de modo a impedir a proliferação de bactérias.

Capacite-se no assunto!

Nós do portal Escola do Cavalo trouxemos algumas dicas que podem facilitar o processo de inseminação artificial e armazenando de sêmen equino. Confira.

Fonte: Gestão no Campo