A importância de conhecer as bases do comportamento equino

comportamento equino

Para conduzir corretamente o manejo, é primordial saber como é o comportamento equino. A área da veterinária responsável por estudar hábitos, conduta e modos de viver dos animais é a etologia.

Importante saber que os cavalos são animais com alta sensibilidade, o que lhes garante a capacidade de perceber alterações no comportamento humano. Por exemplo, se a amazona está exaltada, o animal reagirá e ficará arredio.

Outras características comum aos equinos são:

• alta percepção visual
  • olfato apurado
  • sensibilidade ao toque
  • audição acurada
  • paladar sensível

Os sinais demonstrados pelo cavalo representam formas de comunicar e expressar problemas. Siga neste texto para saber as principais características do comportamento equino que indicam normalidade ou anormalidade. Cuidar do bem-estar é essencial para o setor de equinocultura e para o oferecimento de condições ideais para a vida do animal.

Principais características

Desde a cabeça até as patas, há sinais importantes que indicam normalidade ou desenvolvimento de algum problema. Observar o comportamento equino é essencial para tomada de decisões e, portanto, chamar o médico veterinário em casos de mudanças.

Alguns elementos são típicos da natureza dos cavalos, como a liberdade, a convivência em bandos, os hábitos alimentares herbívoros, o nomadismo, os instintos de defesa e fuga em situações ameaçadoras e a curiosidade. Contudo, a domesticação trouxe situações inadequadas que afetam a saúde.

Por isso, fique atento aos indícios de anormalidades para adequar ou modificar o manejo. As características corporais apontam a aprovação ou rejeição do animal em uma situação. Se apresenta pescoço elevado, cabeça baixa e fazendo barulhos, quer dizer que ele está tentando chamar atenção do responsável ou aceitando a realização da atividade. Quando as orelhas ficam eretas e apontadas para frente juntamente às narinas dilatadas, significa atenção.

O posicionamento das orelhas é central na observação do comportamento equino. Se elas estão voltadas para trás é indicativo de cansaço, inquietação e reprovação. Ao juntar a cauda entre as pernas e arregalar os olhos, o animal pode dar coices e tentar se safar da situação. Logo, sempre observe os membros, cauda, olhos, narinas e orelhas, visto que significam a aceitação ou não do cavalo.

Indicativos de doenças

Com o paladar aguçado, cavalos podem rejeitar mudanças na alimentação. Alimentos sobrando podem ser indicativo de reprovação ao manejo, quantidade excessiva de comida sendo ofertada ou ainda produtos de má qualidade.

Se a boca do animal está seca, assim como os olhos, é um caso de desidratação. Já cavalos que bebem água em excesso ou tentam se refrescar durante longos períodos podem estar com quadros de febre. Em geral, ficam abatidos.

A inquietação é uma mudança grave no comportamento equino. Se esse sinal clínico estiver associado com suor em abundância e com o cavalo no chão, indica síndrome do abdômen agudo, problema que pode levá-lo à morte. Outros sinais da cólica são bater as patas no solo e raspá-las, flanco aumentado, cauda elevada. Quando a inquietação ocorre ao urinar, é manifestação de problema no trato urinário.

Outro problema gastrointestinal é a diarreia. Nesse caso, o cavalo fica com partes do corpo sujas de fezes. Há casos de febre, desidratação e apatia. A manqueira e a dificuldade para locomover sinalizam a presença de claudicação.

Quanto antes observar as mudanças e buscar ajuda veterinária, melhor será o tratamento e o prognóstico do cavalo. Quer saber mais sobre comportamento equino? No Curso de Primeiros Socorros em Equinos, você aprende mais sobre esse conteúdo, além de entender quais são os indícios de que o animal está doente, o momento exato para tomar decisões e como é o processo de atendimento emergencial.
Fontes: Etologia Equina; Udesc; Cavalo Manga Larga