Bem estar equino é fundamental para o bom desempenho

Promover o bem estar dos equinos, assim como o de outros tipos de animais, e diferente do que muitos leigos pensam, não é um mero luxo, mas uma necessidade prevista em leis.

Além disso, está cada vez mais evidente que a boa ambiência está intimamente relacionada ao desempenho e a produtividade.

Tal quesito é constantemente relembrado pela Federação Equestre Internacional (FEI), como item básico para todos os haras, independente da situação financeira ou finalidade da criação, seja para lazer ou competição.

Os tipos de treinamento não devem exceder e nem exigir do animal mais do que ele suporta. Os transportes devem ser adequados, em termos de espaço, além de conter alimentação em quantidade e qualidade suficientes. Isso, sem contar que o tempo de descanso durante as viagens não pode deixar de ocorrer, sendo recomendável no mínimo de duas em duas horas.

Os ambientes em que os animais são criados devem ser arejados, limpos e livres de animais peçonhentos e insetos, os quais podem transmitir doenças e estresses os animais.

Estes são apenas alguns exemplos do bem estar que deve ser oferecido aos equinos, sendo que a cada ano mais e mais novidades surgem para que os animais tenha boa qualidade de vida e possam dar o retorno esperado ao seu produtor.

 

Saiba como agir diante das enfermidades que influenciam no desenvolvimento e desempenho dos equinos. Clique aqui.

O manejo nutricional com os equinos é um ponto influenciador no  bem estar. Veja aqui.

Fonte: Dia de campo