Bem-estar equino

É muito importante que os cavalos atletas ou que realizam esforços no dia a dia tenha, após estas atividades físicas, momentos de descanso e recuperação muscular.

Além da alimentação e atenção médica, um dos quesitos mais importantes diz respeito à escolha da cama onde o animal passará boa parte do seu confinamento.

Há vários tipos de camas com diferentes materiais para esta finalidade, de modo que cada uma possui vantagens e desvantagens.

A palha, embora muito utilizada, pode gerar um elevado nível de poeira, o que é ruim para o aparelho respiratório do animal. Por outro lado, este material ajuda absorver a umidade, como a urina. Por isso é sempre muito importante a troca contínua deste tipo de material, que forma a cama.

Os tapetes de borrachas, que podem servir como cama, também são boas opções, amortecendo bastante o peso do animal e impedindo a formação de feridas no animal.

Há ainda outros tipos de camas muito utilizadas, compostas por materiais como cimento, madeira, linho, papel cartão, casca de arroz, sendo que cabe ao profissional responsável pelo animal estar ciente sobre qual a melhor atende as necessidades do equino.

Além da cama o proprietário deve fazer um check-up do animal, exames rotineiros como ultrassonografia, radiografia e etc. Confira.

Fonte: Equitação