“Cara Inchada”, Uma doença rara em Equinos

Doença equina causada pelo aumento da liberação do PTH (hormônio da paratireoide), a Osteodistrofia Fibrosa  ou Hiperparatireodismo Nutricional Secundário, popularmente conhecida como “Cara Inchada” , é responsável pela retirada do cálcio dos ossos, para a corrente sanguínea. A alteração da relação Cálcio/Fósforo (Ca: P.) na corrente sanguínea faz com que esse hormônio seja liberado.

O organismo do animal, na tentativa de reequilibrar essa relação Ca: P., no caso de um distúrbio, retira dos ossos o cálcio, para suprir a deficiência, causando-lhes uma carência e tornando-os aerados. Os primeiros a sofrer com essa deficiência de cálcio são os ossos da face, deixando transparecer a “cara inchada”.

Quatro fatores básicos causam essa doença:

1 – Ausência de cálcio na alimentação – com essa deficiência ocorre menor absorção para a corrente sanguínea, fazendo cair os níveis de cálcio e prejudicando a relação Ca:/ P.

2 – Excesso de fósforo na alimentação – Causa, igualmente, o mesmo desequilíbrio, mesmo que os níveis de cálcio estejam normais. Deve-se evitar oferecer aos animais o milho, farelo de trigo e certas gramíneas como nipier, por serem fontes de fósforo.

3 – Ingestão de oxalato – Essa substância está presente em algumas forrageiras, e, se unida ao cálcio, formam um quelato, impedindo-o de exercer suas funções vitais. Alguns tipos de brachiária, a sectária e o quicuio são pastagens ricas em oxalato, e devem ser evitadas para não provocar o excesso desse elemento no organismo dos equinos.

4 – Deficiência de vitamina D – Esse é outro fator de desequilíbrio na relação Ca:/ P. Essa vitamina é indispensável na absorção do cálcio pelo organismo. Essa deficiência é rara, pois ocorre em animais que não tomam sol, uma das maiores fontes de vitamina D.

Uma ligeira claudicação e o aumento do volume dos ossos da face do animal são os principais sintomas da Osteodistrofia Fibrosa.

O tratamento é feito, corrigindo-se a causa primária, isto é, a falta de cálcio ou o excesso de fósforo, procurando-se manter em equilíbrio a relação Cálcio – Fósforo na alimentação dos equinos.

Fonte: Cavalo do sul de minas.com

Conheça o Curso de Anestesia em Equinos a Campo

Nutrição dos Equinos

Como proceder na escolha e compra de cavalos