Características de um cavalo saudável

Para que um cavalo seja considerado saudável, suas capacidades físicas naturais precisam estar normais. O cavalo saudável deve apresentar as seguintes características:

-Respiração em descanso deve ser de 8 a 16 por minuto.

-Temperatura deve estar entre 38,3 a 38,6 centigrados.

-O pulso normal é de 30 a 50 batidas por minuto.

-As orelhas devem estar bem atentas e com movimentos rápidos, pois para o cavalo a audição é tão importante como a visão.

-Os olhos devem ser brilhantes e sem corrimento, a membrana em volta do olho e no interior da pálpebra deve apresentar tom “rosa salmão”.

-Deve ter hábitos alimentares fixos, e os alimentos não devem cair da boca durante a alimentação.

-Durante o tempo que o cavalo estiver em descanso suas narinas não podem estar muito abertas e com corrimentos.

-A pele deve ser macia e de fácil de mover (se pegar numa dobra de pele do pescoço puxar e largar deve voltar imediatamente ao seu lugar, caso contrário o animal provavelmente está desidratado).

-A pelagem deve ser suave e brilhante. A perda de pelo não pode ocorrer a não ser em época de muda.

-O estrume não pode ser muito seco, nem muito molhado. Não deve conter massas fibrosas, nem cereais inteiros.

-A urina deve apresentar odor forte e cor amarela- escura ou turva.

-A cauda deve ser brilhante e ativa na remoção das moscas.

-Assim como nos humanos o alto teor de gordura pode levar a problemas de saúde, por isso, o cavalo não deve estar nem muito gordo nem muito magro.

Os cavalos mais velhos tendem a serem mais vulneráveis as doenças, as chances de um animal saudável sobreviver aos predadores ou as doenças são bem maiores.

Fonte: Isophos

Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

Quais as consequências da Síndrome Metabólica Equina?

Entendendo a anatomia e a fisiologia reprodutiva do garanhão equino

Os campeões do Campeonatos Nacionais da Juventude de Salto de Obstáculos