Casqueamento em equinos

O casqueamento e a correção de aprumo dos equinos significa a mudança permanente de conformação, não deve ser realizada em cavalos maduros, pois as tentativas de correção causam manqueiras e defeitos permanentes em longo prazo.

Muitos dos problemas de conformação podem ser corrigidos em potros e os que nascem com aprumos corretos podem ser assim mantidos. Os potros podem adquirir o problema devido ao manejo inadequado e casqueamento impróprio.

Para um casqueamento correto é preciso conhecer as placas de crescimento, localizadas perto do final de cada osso na perna do animal, elas conduzem células que crescem e se alinham, quando se inicia a ossificação, que é a formação óssea. A pressão incorreta sobre as placas leva ao crescimento errado das estruturas, e assim o animal acaba desenvolvendo anormalidades que prejudica o seu desenvolvimento.

Os potros que apresentam desvio de aprumos precisam ser confinados, assim o membro tende a endireitar por si próprio. Por outro lado, se o animal for submetido a exercícios excessivos, pode agravar o problema.

Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento quando a suspeita de problemas na conformação do caso, é preciso analisar a situação e diagnosticar o animal com certeza, é recomendável que essa análise seja feita por um ferrador experiente ou um médico veterinário. Assim, o tratamento adequado é feito sem que prejudique a andadura do animal.

O casqueamento dos potros deve ser iniciado com poucos meses de idade, pois o fechamento das placas termina ao redor de seis meses. O crescimento é maior nos primeiros cem dias de vida, a produção de cartilagem diminui conforme chega à época em que há o fechamento das placas.

É preciso fazer o casqueamento com frequência. Os potros com até um ano de vida produzem o dobro de parede do casco que o animal maduro e conforme o casco fique comprido, ele se quebra com facilidade. O recomendável é casquear os potros normais quinzenalmente até normalizar os defeitos, depois devem ser casqueados a cada 30 dias.

Fontes: Criar e plantar

Faça o manejo nutricional adequado de equinos.Veja aqui.

Saiba realizar e interpretar radiologia digital de equinos. Clique aqui.