Casqueamento em Equinos. Por que fazer?

Um estudo da América Farriers Association, associação americana que controla o trabalho sobre ferrageamento nos EUA, mostra que mais de 80% das manqueiras das partes baixas dos membros e dos cascos dos equinos são causadas por “negligência e falta de cuidados”.  Isso ocorre porque os cascos crescem constantemente, por isso eles precisam de atenção regularmente, mas, muitas vezes, o proprietário não realiza o casqueamento com a regularidade necessária.

A correção de aprumo significa mudança permanente de conformação e não pode ser feita em cavalos maduros, porque tentativas de correção em equinos adultos causam manqueiras imediatas, assim, como, defeitos permanentes em longo prazo.

Alguns problemas de conformação podem ser corrigidos em potros e os que nascem com aprumos corretos podem ser mantidos assim. Muitos potros que possuem boas pernas podem se tornar tortos por negligência ou casqueamento impróprio.

O segredo de quando e como tentar corrigir pelo casqueamento é ter conhecimento das estruturas chamadas de Placas de Crescimento, que são localizadas perto do final de cada osso na perna do cavalo. As forças sobre essas placas são muito importantes na determinação da conformação e estrutura do cavalo. Pressão normal, equilibrada e constante sobre as placas resultam em um crescimento correto. Portanto, uma pressão desequilibrada possibilita um crescimento errado.

Nos casos dos potros com desvio de aprumo, às vezes, é necessário confiná-los. Pois ao ser confinado, o membro do potro tende a se endireitar por si próprio. Se o potro com desvio for submetido a excessivos exercícios, como, por exemplo, correr atrás da mãe em um pasto grande, a compressão que ocorre sobre as placas excede o normal e o problema se intensifica. Quando se cuida de potros é muito importante manter a pressão natural nas placas de crescimento. Para isso, o trabalho do ferrador é essencial.

Antes de fazermos correções, devemos ter certeza de que o potro realmente precisa, sendo recomendado que essa análise seja realizada por um ferrador experiente ou por um médico veterinário especializado na área de Aprumos.

O programa para se manter as pernas (membros anteriores e posteriores) ou para se corrigir desvios de conformação, envolve três fatores: 1) Deve-se iniciar o casqueamento do potro com poucos meses de idade. 2) O casqueamento deve ser feito frequentemente. É recomendado casquear os potros normais a cada 15 dias até normalizar os defeitos, quando passam a ser casqueados a cada 30 dias. 3) É preciso haver um equilíbrio apropriado para o casco. Um casco bem equilibrado distribui o peso igualmente e absorve o impacto de uma maneira uniforme.

Um casco desequilibrado está predisposto a uma manqueira e, cada vez que se casqueia, deve ser dada atenção especial ao equilíbrio. Muitos ferradores e veterinários deixam as pinças quadradas quando casqueiam potros novos. Isso força um potro de quebra centralizado, um casco mais reto e um vôo e uma aterrissagem mais balanceados.

Independente do propósito de se ter um cavalo, ele é um investimento. A falta de preocupação com os cuidados dos cascos poderá levará a perder esse investimento rapidamente, pois a utilidade, a performance e a resistência dele podem acabar, além da perda de vontade de trabalhar e cooperar com o dono. Dessa forma, é necessário que o dono do animal aprenda o máximo que puder sobre cascos e assim possa cuidar do investimento.

Fonte: Criar e Plantar

Conheça o Curso de Anestesia em Equinos a Campo

Transporte de equinos – cuidados necessários

Laminite em equinos: entender para tratar