Cavalo Campolina

Raça brasileira, definida há mais de 80 anos, do cruzamento de um garanhão Puro Sangue Lusitano com uma égua marchadora. Outros cruzamentos inseriram o sangue Percheron, Orloff, Oldenburger, Mangalarga Marchador e Puro Sangue Inglês, até a obtenção do padrão desejado da raça Campolina.

Em 1870, Cassiano Campolina, nascido em 10 de julho de 1836, ganhou a égua Medeia, já prenha de um Andaluz, de D. Pedro II. Deste cruzamento nasceu o potro batizado de  Monarca. Esse é o início de uma história de sucesso e conquista: a formação da raça Campolina.

Cassiano tinha como principal objetivo formar cavalos de grande porte, ágeis, resistentes e de boa aparência. Para isso, selecionou e cruzou raças de cavalos como PSI, Anglo-Normando e Marchador, conforme sua intuição e experiência.

Em 1904, após mais de 30 anos, trabalhando firme em seu propósito, faleceu Cassiano Campolina. Mas, graças à dedicação e o empenho de seus amigos, a raça continuou a ser criada e aperfeiçoada. As famílias de Joaquim Pacheco de Resende e do Cel. Gabriel Andrade foram fundamentais nessa missão.

Após, aproximadamente, 70 anos desenvolvendo a raça, conforme as referências de cada criador, tornou-se necessário definir um padrão racial para que todos pudessem unir esforços e aperfeiçoá-la, de acordo com as suas características oficiais.

A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina foi fundada em 1951, com sede em Belo Horizonte. Hoje, todos os criadores são responsáveis pela continuidade dessa história que ganha mais admiradores e se consolida a cada ano.

É um cavalo de porte médio para grande, com região frontal subconvexa na região nasal. Normalmente, sua pelagem é baia ou castanha.

Indicado para marcha batida ou picada; excelente para passeios e cavalgadas. As principais competições da raça são as provas de Marcha e Morfologia.

Foram registrados mais de 80 mil animais distribuídos pelo Brasil, com maior concentração na região do sul de Minas.

Fonte: Haras Luanda Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Puro Sangue Inglês Cavalo Percheron – Graciosidade e vigor O Appaloosa