Cavalo Quarto de Milha

O Cavalo Quarto de Milha foi a primeira raça a ser desenvolvida na América. Os Quarto de Milha surgiram nos Estados Unidos em 1600, originários de raças da Arábia e Turquia. Os garanhões dessas raças eram cruzados com éguas da Inglaterra. Desses cruzamentos, resultaram cavalos compactos, versáteis, com músculos fortes, que podem correr distâncias curtas, com mais velocidade do que qualquer outra raça.

Chegou ao Brasil em meados de 1955, quando a SKR (Swift-King Ranch) importou seis animais dos EUA para o nosso país.

Hoje, existem mais de 285 mil cavalos Quarto de Milha registrados no Brasil, divididos entre 39 mil criadores e proprietários. O principal centro de criação da raça Quarto de Milha concentra-se em Presidente Prudente, interior de São Paulo.

Os Quarto de Milha são reconhecidos pela facilidade de domar, docilidade e inteligência. Possuem grande capacidade de mudar de direção, com partidas rápidas e paradas bruscas. Sendo considerado  o cavalo mais veloz do mundo, o Quarto de Milha se destaca, principalmente, em provas Western, corridas e trabalho no campo, por ser muito dócil, robusto e veloz.

São adaptáveis a qualquer situação, podendo se transformar, também, em instrumento de força, transporte e imbatível em provas equestres. Já no nordeste do país, o Quarto de Milha é o melhor em vaquejada.

Geralmente, medem 1,52m, possuem cabeça pequena, fronte ampla, olhos grandes e afastados, e um perfil bastante reto. Seu pescoço, em forma de "pirâmide", possui uma linha superior, reta, dorso e lombos curtos; já a garupa é levemente inclinada, o peito profundo, membros fortes, com excelente musculatura. Seu temperamento é dócil. É dotado de grande inteligência.

Normalmente, a inseminação artificial é feita somente a quente, não há limite de éguas, e deve ser feita mediante autorização do Conselho Deliberativo da Associação, que também permite a transferência de embrião.

Tem andamento harmonioso, em linha reta, natural e baixo. Caracteriza-se no trote de campo.

Por ser considerada uma das raças mais versáteis do mundo, os animais dessa raça podem, também, ser utilizados em corridas planas, saltos, provas de rédeas, três tambores, balizas, hipismo rural e lida com o gado.

As pelagens oficiais de um cavalo Quarto de Milha são: alazão, baio, alazão tostado, baio amarilho, castanho, cremelo, lobuno, perlino, preto, rosilho, tordilho e zaino. Entretanto, a raça Quarto de Milha pode possuir alguns pelos brancos, em determinada área do corpo, passando disto, já se descaracteriza a raça.

Como sabemos, o cavalo Quarto de Milha é considerado o cavalo mais rápido do mundo. O recorde atual é de 20 segundos, em uma distância de um quarto de milha, ou seja, 400 metros.

Fonte: Portal São Francisco Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Puro Sangue Inglês Cavalo Percheron – Graciosidade e vigor O Appaloosa