Cavalos também precisam de cuidados odontológicos!

Cavalos precisam de cuidados odontológicos, pois a mastigação, que é a primeira fase da digestão, é muito importante na quebra dos alimentos que serão processados no estômago e no intestino, portanto, cavalos podem ter dificuldade em ganhar peso ou sofrerem de cólicas ou diarréias crônicas porque apresentam problemas dentários. A longevidade do cavalo também pode aumentar com tratamentos dentários periódicos, pois otimiza a mastigação e equilibra o desgaste dentário que é normal no cavalo.

A odontologia equina vem se desenvolvendo rapidamente, muitos estudos estão sendo realizados nesta área no mundo inteiro, O dentista deve estar atualizado e ter conhecimento de todo o sistema estomatognático, que envolve todas as estruturas relacionadas à mastigação, assim como da fisiologia da mesma. Deve ter conhecimento de anestesiologia, anatomia, das diversas técnicas de ajuste oclusal conforme raça e função e das técnicas cirúrgicas existentes. Existem diversos equipamentos motorizados que devem ser utilizados com cautela pois podem causar sérios problemas.

São essenciais o entedimento e o respeito às características raciais e individuais, ou de diferentes linhagens dentro de uma raça,  como no caso do Puro Sangue Lusitano, que apresenta dentro da mesma raça diferentes conformações e formatos de cabeça.

O tratamento odontológico visa não só cuidar das alterações patológicas, como também prevenir novas desordens dentárias e lacerações nas bochechas e língua e pode variar desde um simples ajuste oclusal, que é basicamente o nivelamento dos dentes, até a colocação de aparelhos ortodônticos, tratamentos endodônticos e extrações dentárias.

Fonte: Cavalos de Salto

Conheça o Curso de Odontologia Equina

Marmelada de cavalo: por que usar essa gramínea forrageira?

Odontologia em equinos, uma área que necessita cada vez mais de profissionais

Simpósio Internacional de Doenças Infecciosas, Genéticas e Metabólicas dos Equídeos (Sindeq)