Cavalos tomam banho numa praia de Olinda

Colocando em risco a saúde dos frequentadores da Praia do Carmo, em Olinda, PE, um grupo de adolescentes desfilou a cavalo, pela orla, e entraram no mar, ignorando a presença dos banhistas, deixando suja a praia, com fezes dos animais. Um dos cavalos apresentava uma ferida aberta no dorso.

Este comportamento, em Olinda, já se tornou um hábito, segundo os pescadores daquele local, e um deles relatou um incidente com uma criança, atingida por um coice, quase lhe causando a morte. Essa atitude irresponsável dos adolescentes deixa revoltadas e indignadas pessoas que desejam relaxar e desfrutar da praia, com a família, em fins de semana. Pedem providências e reclamam de falta de fiscalização.

Existe a Lei da Praia, em Pernambuco, que regulamenta o uso da orla marítima em vários municípios, inclusive Olinda. É proibido, entre 8 e 16 horas, levar o cão no braço, transitar ou permanecer com qualquer animal na faixa de areia. Aos sábados, domingos e feriados a medida abrange todos os horários, o que parece não estar sendo cumprido, pelo menos por parte de pessoas inescrupulosas.

Consultado sobre o seu comportamento inadequado, um dos jovens infratores afirmou ser normal, argumentando que o banho de mar deve se estender também aos animais e defende a ideia de dividir o espaço entre humanos e cavalos.

SAÚDE
Afirmam conhecedores de doenças transmissíveis por cavalos, que as pessoas que tiverem contato com eles, no mesmo espaço físico da praia, podem pegar a piodermite, uma doença transmitida por bactérias, ou a pineia, conhecida como impinge, que é transmitida por fungos e pelas feridas dos bichos.

Afirma-se, ainda, que além dessas doenças já citadas, há o risco de se contrair a hepatite tipo A, transmitida pelo contato com as fezes dos animais. Esses casos devem ser denunciados ao Centro de Vigilância Sanitária e Animal de Olinda, pelo número  (81) 3301-5228, de acordo com as recomendações da própria Prefeitura local.

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Assista o Vídeo!

Fonte: G1/PE

Morre cavalo da raça Santa Elba Comediante »