Coleta de sêmen na reprodução equina

A coleta de sêmen equino é realizada visando à inseminação artificial dos animais, uma vez que a técnica oferece diversas vantagens ao produtor, como maior número de descendentes ao ano, seleção do rebanho com animais geneticamente superiores, entre outros.

A coleta do sêmen que será posteriormente utilizado pode ser feito por vagina artificial, equipamento simples e leve, que permite ao coletador a realização da tarefa sem muitas dificuldades. O garanhão monta em uma égua no cio contida no tronco ou então em um manequim, assim é possível fazer a coleta com a vagina artificial que contém um copo coletor para depósito do ejaculado, desviando o pênis para dentro dela.

O sêmen pode ser utilizado a fresco, resfriado ou congelado, sendo o determinante o local onde o garanhão se encontrar e à disponibilidade do sêmen, assim cada produtor deverá decidir qual a melhor técnica a ser utilizada.

O material de maior qualidade é o sêmen fresco, mas dura por pouco tempo nestas condições. Então quando o sêmen é enviado a curtas distâncias é preciso resfriá-lo, diluindo-o em meios específicos e colocando-os em caixas de transporte adequadas. Dependendo da caixa e da temperatura de refrigeração o sêmen pode durar em média de 24 a 48 horas. Já o sêmen congelado é muito utilizado em casos em que os animais estão distantes e o material precisa ser transportado e longas distancias.

  Fonte: www.cbh.org.br/noticias-geral/3817-199374.html    

Cursos de Palpação Transretal e Ultrassonografia na Reprodução Equina

 

Cursos de Inseminação Artificial em Éguas e Coleta, Avaliação e Criopreservação de Sêmen em Garanhão