Como alimentar os equinos

O primeiro passo para uma boa alimentação, é estar consciente que ela não está na quantidade oferecida ao animal, mas sim na qualidade dos alimentos oferecidos. A alimentação adequada se baseia na ração certa, observando a necessidade de cada animal.

É preciso observar a atividade que cada animal realiza, pois a partir daí é definida o que os equinos irão comer.

Para os animais de esporte a ração mais utilizada é a de proteína doze que contém maior teor de energia, uma vez estes animais praticam muitos esportes gastando muita energia.

Para os animais de lazer é indicado ração com proteína dez ou até um número menor, outros animais nem precisam, pois não praticam muitas atividades e somente a forragem é suficiente.

Os animais precisam ser alimentados de acordo com a atividade que executam, assim problemas como a miopatia do esforço são evitados. Para evitar problemas com a alimentação procure orientação de profissionais capacitados, que irão avaliar o animal e indicar uma dieta satisfatória.

 

Quais as etapas do processo digestivo, a absorção e o metabolismo dos nutrientes? Qual a importância de uma alimentação equilibrada para os equinos? Equipamentos para a clínica Veterinária de Grandes Animais. Confira.   Fonte: Pecuária Rural Adaptação: Escola do Cavalo  

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos (Alimentos e Alimentação)