Como armazenar e manipular o sêmen equino?

A inseminação artificial vem possibilitando aos produtores de equinos vantagens antes inimagináveis. Nos últimos 20 anos, a técnica cresceu de forma considerável, em virtude dos inúmeros benefícios proporcionados, tendo como principal o aumento do número de descendentes de animais através de cruzamentos escolhidos criteriosamente, de forma a gerar animais de grande valor.

Isso, graças aos avanços dos procedimentos técnicos, que requer profissionais especializados.

Uma das etapas cruciais para se atingir o objetivo desejado está na eficiência dos processos de armazenamento e manipulação do sêmen do ganharão, que pode ser usado fresco, congelado ou resfriado, neste processo é indispensável o uso do banho maria.

Cada um destes estados físicos possui vantagens e desvantagens, e a escolha deve se encaixar nas necessidades do produtor.

Porém, independente da forma escolhida, necessitam de mão de obra especializada e que utilize um controle de qualidade total, através do conhecimento adquirido, já que um pequeno erro nesta etapa pode comprometer todo o processo.

É importante que o profissional esteja sempre atento a todos os detalhes da inseminação artificial, principalmente nos equipamentos utilizados. Confira.

Fonte: Milk Point