Como cuidar dos potros para que tenham desenvolvimento saudável

Para manter um plantel saudável e consequentemente lucrativo, é preciso que se destinem alguns cuidados básicos com os animais, principalmente no que se relaciona a alimentação, sanidade e cuidados preventivos com doenças.

Os cuidados com os animais começam ainda na vida uterina, pois para que os animais cresçam saudáveis é preciso levar em consideração todos os cuidados, desde os cuidados com os animais geradores, o período de prenhez e o desenvolvimento e crescimento dos potros.

Dentre os cuidados destinados às fêmeas está a vacinação, uma vez que, as imunoglobulinas serão repassadas aos potros durante a ingestão do colostro que contém os eletrólitos, proteínas, gorduras e carboidratos necessários ao seu desenvolvimento saudável, é preciso que o colostro seja ingerido nas primeiras 24 horas de vida.

Outro fator que precisa ser levado em consideração, no que se relaciona a saúde dos geradores e dos filhotes, é o controle dos parasitas, que podem trazer grandes prejuízos com o desenvolvimento de doenças.

Quanto ao nascimento, o cordão umbilical precisa ser rompido por tração manual e limpo imediatamente, pelo menos cinco minutos após o nascimento, assim o sangue contido na placenta será transferido para o neonato, se acaso o cordão umbilical engrossar, pode ser sinal de infecção.

Quando o potro completar trinta dias de vida, é preciso fazer à primeira vermifugação, e após quatro meses inicia-se a vacinação, todo o processo precisa ser acompanhado por profissionais capacitados.

Saiba mais sobre o manejo reprodutivo em equinos. Confira. O que são desordens gastrointestinais? Equipamentos para profissionais da área de equinos. Veja ofertas.   Fonte: Pecuária Rural Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos