Como deve ser a alimentação de um cavalo?

A alimentação de um cavalo deve ser realizada com conhecimento, sob critérios, jamais no improviso, sob riscos de afetar a saúde do animal. Primeiramente é importante frisar que se trata de um animal que se alimenta principalmente de pastagem, e que possui um sistema digestivo bastante peculiar.

Eles devem se alimentar aos poucos, por conta da estrutura do estômago, que digere com maior lentidão. Quanto mais dividida a alimentação, melhor. Isso porque uns dos grandes motivos de cólicas e outros problemas estão relacionados diretamente aos exageros, problemas de mastigação, dentre outros.

A quantidade de alimentos consumidos pelos equinos, entretanto, pode variar em virtude da atividade em que ele exerce, bem como idade, raça, clima, dentre outros. Porém, em linhas gerais, um cavalo adulto necessita de 2 a 4 kg de alimento por cada 100 kg de peso.

Os cavalos atletas, além de estarem incluídos nesta média de alimentos, compostos sempre com grande parte por feno, devem ainda contar com suplementação balanceada, em virtude dos gastos energéticos maiores do que os cavalos sedentários.

Estes são apenas alguns exemplos básicos sobre o manejo alimentar de cavalos, que deve ser sempre realizado por um profissional com formação e especialização sobre o tema. 

Manejo nutricional de equinos! Tudo o que você precisa saber. Confira.

Fonte: Cavalos – Animais.info