Como escolher a embocadura de seu cavalo

Um dos itens determinantes para um adestramento e direcionamento de um cavalo é, sem dúvida, o tipo de embocadura a ser utilizada.

É através deste equipamento, formado por uma peça de metal que se acopla na boca e é ligada até às rédeas, que o animal irá obedecer ao comando do seu dono.

Por isso, a embocadura deve atingir seu objetivo, ser escolhida e ajustada com cuidado, de modo que não machuque o animal.

O primeiro passo para uma boa escolha deste item está no conhecimento sobre os tipos de embocadura. Procurar saber como cada uma funciona é essencial.

Uma das melhores é, sem dúvida, o bridão, que é uma peça em forma de “D”, sendo macia e eficiente.

Importante ainda saber qual o tipo de embocadura o cavalo já tenha utilizado ao longo da vida, pois mudanças radicais podem atrapalhar.

É necessário levar em consideração o tamanho da boca do animal. Por isso, é preciso medir este órgão, com um aparelho especial, pois é melhor ter esse recurso do que confiar na análise visual, já que há cavalos grandes de bocas pequenas e vice versa.

Importante levar em consideração ainda o comportamento do animal, já que mesmo com a embocadura no tamanho correto possa acontecer a rejeição por outros motivos.

Por isso é importante testar outros tipos e ver qual o animal se sente mais confortável, levando em consideração que algum problema dentário pode levar o animal a ter reações, não sendo culpa da embocadura.

Estes são apenas alguns exemplos de como escolher bem uma esse equipamento, sendo que o assunto é muito mais amplo e requer estudos e investimento em conhecimento.

Além da escolha certa, tem que se levar em consideração a escolha por equipamentos de manutenção, o que é indispensável para a saúde do animal. Clique e confira.

Fonte: Mundo equino