Cuidado e manejo com os potros

O nascimento de um potro saudável vai depender muito dos cuidados intrauterina. E para que isso ocorra às fêmeas devem ser vacinadas, tendo em vista que, as imunoglobulinas irão se repassadas para a cria pela ingestão do colostro, que contem eletrólitos, proteínas, gorduras e carboidratos devendo ser ingeridos nas primeiras 24 horas de vida. Além da vacinação, as éguas devem ser submetidas ao controle de parasitas.

O cordão umbilical deve ser rompido por tração manual, ao menos cinco minutos após o nascimento, pois assim todo o sangue contido na placenta será transferido para o neonato. A desinfecção e limpeza do cordão umbilical deve ser feita imediatamente, se houver o engrossamento do cordão umbilical pode ser sinal de infecção.

Em caso de algum acidente que impossibilite o potro a primeira mamada, colostro, é importante que na propriedade tenha um bando de colostro dos animais que criaram ao longo do ano. E depois o leite mais indicado para o animal é o leite de cabra, é melhor substitutivo do leite equino do que o leite de vaca.

Após trinta dias de vida deve ser feita a primeira vermifugação com produtos apropriados, que podem ser indicados pelo médico veterinário ou o zootecnista da propriedade. A vacinação deverá ser iniciada aos quatro meses de idade, logo depois inicia-se o desmame.

Além desses cuidados é recomendável que os potros fiquem em liberdade na maior parte do tempo, pois os exercícios possibilitam o maior desenvolvimento do sistema músculo esquelético. A alimentação também deve ser balanceada favorecendo o crescimento saudável dos animais.

Qual a importância do manejo nutricional e sanitário sobre a eficiência reprodutiva?

Quais os principais métodos de reprodução em equideos?

Equipamentos para profissionais da área de equinos. Veja ofertas.

Fonte: Rural Pecuária

Conheça o Curso de Manejo Reprodutivo em Equinos