Conheça os principais cuidados com potros recém-nascidos

Os potros recém-nascidos demandam cuidados específicos para resguardar o bem-estar animal e seu desenvolvimento saudável. Isso se deve ao fato de estarem em outro ambiente sujeito às mudanças climáticas, ao ataque de predadores e às patologias. Contudo, recomenda-se que os cuidados se iniciem ainda durante a gestação para prevenção de doenças.

Os meses iniciais de vida consistem na fase desafiadora para os potros, visto que passarão por mudanças fisiológicas em seus organismos. Nesse momento da neonatologia, deve-se oferecer o colostro para adquirir imunidade passiva, assim como permitir sua acomodação ao meio ambiente de modo a desenvolver imunidade ativa. Ainda, haverá a preparação do sistema digestório para a mudança alimentar, saindo do leite materno para alimentação herbívora, o sistema muscular e esquelético sofrerá impactos no ambiente, os tecidos e os líquidos dos pulmões vão se expandir e será a fase de treinamento para ter independência alimentar.

Continue a leitura do artigo para conhecer os principais cuidados que envolvem a neonatologia de equinos, as doenças e as situações de emergência que podem afetar os potros recém-nascidos. Além disso, entenda como estar preparado é necessário para a preservação da saúde dos animais envolvidos.

Doenças comuns na neonatologia

Os potros recém-nascidos são animais que acabaram de sofrer uma situação estressante com o parto. Também enfrentarão transformações em todo o organismo.

É importante destacar que a gestação da égua dura, em média, 336 dias, porém, o terço final exige cuidados específicos tanto para saúde da mãe quanto da cria. A égua deve ser levada para as instalações onde vai parir, visto que precisa se ambientar e produzir anticorpos para o colostro. O espaço precisa ser higienizado e tranquilo para dar à luz. O fornecimento de alimentos com os nutrientes essenciais para sua vitalidade e água é fundamental para o desenvolvimento correto do potro.

As patologias que afetam os potros recém-nascidos são originadas por diferentes causas, como infecções, traumas, problemas congênitos ou falta de compatibilidade do sangue. Um problema grave é a diarreia, gerada por múltiplas razões, contudo pode ser prevenida com higienização das instalações, separação dos cavalos em números menores e conforme a idade, e, fundamentalmente, oferecimento do colostro após o nascimento.

É possível que os neonatos sofram com cólicas devido ao acúmulo de mecônio. Para eliminar esse líquido, sugere-se o uso de enemas profiláticos. Parasitas podem acometer os recém-nascidos. Por isso, a vermifugação periódica deve ser implementada ao manejo.

Como cuidar de emergências com potros recém-nascidos

Os partos das éguas ocorrem, geralmente, de madrugada. Nesse período, é necessário observar como os potros recém-nascidos estão se adaptando ao ambiente e fisiologicamente. Qualquer adversidade, deve-se, prontamente, ter auxílio profissional.

Se o animal não está respirando adequadamente, é indicada a limpeza do trato respiratório para eliminar as secreções e possibilitar a passagem do ar. Para isso, deve-se fazer massagens nas narinas, em movimentos para direção do focinho, com cuidado para não encostar na boca do animal. Se o problema persistir, o veterinário precisa drenar as secreções, secar o dorso do potro, fazer a tapotagem sobre o tórax e realizar um banho frio.

Depois do nascimento, pode acontecer de o cordão umbilical não se soltar naturalmente. Se isso ocorrer, deve-se rompê-lo com as mãos cuidadosamente. Outra situação comum com potros recém-nascidos é o ato de levantar após uma hora e de mamar após duas horas. Em situações adversas, o animal deve ser auxiliado para ingerir o colostro durante o primeiro dia de vida, mamando a cada hora.

Por fim, cabe frisar que os cuidados com o potro e a mãe devem ser mantidos ao longo da gestação. Após parir, os animais devem ficar no mesmo local entre uma semana e dez dias. Depois, serão transferidos para piquetes diferentes.

Situações emergenciais exigem ações precisas e rápidas de modo a resguardar o bem-estar do animal e, consequentemente, a produtividade. Potros recém-nascidos podem passar por urgências. Evite problemas e aprenda como atender o animal com as aulas práticas do Curso de Primeiros Socorros em Equinos. A capacitação permite avaliar enfermidades e identificar os sinais clínicos com rigor e imediatismo.

Fontes: Revista Científica de Medicina Veterinária; Universidade do Porto; Acta Veterinaria Brasilica.