Cuidados essenciais com o potro

Quando o potro nasce é necessário que ele receba o colostro, pois o leite é rico em anticorpos e assim fundamental para a imunização do animal. O colostro precisa ser ingerido em até seis horas depois do nascimento para que o animal seja imunizado contra várias infecções.

Na primeira semana de vida o potro precisa ser alimentado com leite muitas vezes durante o dia, preferencialmente a cada três horas. O pico de lactação das éguas é entre 3 e 6 semanas após o parto.

Os potros devem ser suplementados por volta dos 10 dias de idade. Nessa fase o importante é o habito de receber alimentação sólida, que deve conter altos índices de energia, proteínas e vitaminas. Quando o nível de energia é alto o potro cresce mais rápido. A suplementação deve conter milho, aveia e cevada bem quebrado para facilitar o consumo e a digestão, uma vez que os dentes ainda não estão bem desenvolvidos.

As proteínas são encontradas na soja, que também é equilibrada em aminoácidos e é muito digestível. Seus níveis devem ser de 22% para animais até os seis meses de vida e 18% para animais de um ano.

As vitaminas também são essenciais ao crescimento dos potros. A vitamina A é importante para a manutenção dos tecidos da pele, do aparelho intestinal, aparelho respiratório, entre outros. A vitamina D no crescimento do esqueleto permite a assimilação de cálcio e fósforo no organismo. A vitamina E associa-se às funções musculares e reprodutivas. As vitaminas hidrossolúveis, ou seja, do complexo B e vitamina C, são essenciais no metabolismo geral da energia e da proteína.

Fonte: Portal Curta Cavalos

Aspectos práticos da reprodução na égua. Saiba aqui.

Coleta, manipulação e transferência de embriões equinos. Clique aqui.