Cuidados na hora da montaria

Cuidados na hora da montariaA escolha do animal na montaria é muito importante para a segurança do montador então é essencial que se verifique as condições físicas do cavalo, se ameaça morder ou dar coices.

É importante também usar o animal frequentemente, não somente nos fins de semana por exemplo, assim ele terá consistência mínima. Os equipamentos devem ser adequados a cada cavalo, o que importa é o conforto e não a beleza.

O cavalo deve usar ferradura e o seu casco deve ser limpo pelo menos uma vez ao dia e também deve ser escovado, se for alimentado é bom esperar pelo menos quarenta minutos antes da montaria e oferecer de três a quatro goles de água por parada. Depois do passeio o banho deve esperar o resfriamento do corpo.

A barrigueira não deve ser apertada de uma só vez e sim ajustada gradativamente, devem ser mantidas limpas para não machucar o animal. As vestimentas do montador também devem ser adequadas, é essencial uma proteção para a cabeça, calçado seguro, optar por roupas, nem muito largas nem muito apertadas, calças sem costuras de lado e luvas de algodão ou lã.

A postura na hora da montaria também é importante, é preciso manter o equilíbrio a passo, depois a trote e em seguida o galope, não olhar para baixo, mas sempre para onde se quer ir, não suster a respiração e segurar as rédeas sem apertar para não magoar o cavalo. Assim, quanto mais o montador conhecer o cavalo e respeitá-lo melhor será a montaria.

Fonte: N1 Cavalos

Conheça os Cursos de Inseminação Artificial em Éguas e Coleta, Avaliação e Criopreservação de Sêmen em Garanhão

IA e Coleta em Equinos e coleta de sême garanhão

Tétano em equinos