Curso Avançado de Cólica Equina com Laparotomias (módulo II)

Próxima turma 17 a 19 de Novembro!

A cólica, ou abdome agudo equino, é um quadro clínico frequente e desafiador, cercado de muitos mitos. As causas de cólica são as mais diversas e oferecem ao médico veterinário um desafio para seu diagnóstico etiológico. Pela gravidade de algumas causas, a precocidade no atendimento é fundamental para um tratamento efetivo.

O Curso de Cólica Equina (módulo I) aborda de maneira abrangente as causas, o exame clínico, diagnóstico e tratamentos acessíveis a campo. Este Curso Avançado de Cólica Equina com Laparotomias (módulo II) aprofunda os conhecimentos e inclui os tratamentos cirúrgicos.

Evento importante, mas nem sempre presente durante o processo de aprendizado e formação do médico veterinário, as laparotomias e inspeção direta de vísceras abdominais, são uma forma extremamente efetiva de aprendizado. A exploração cirúrgica proporciona de maneira única ao aluno a compreensão exata de diferentes eventos que podem estar presentes nos quadros de abdome agudo, bem como as possibilidades de tratamentos.

Os procedimentos cirúrgicos envolvidos no tratamento da cólica equina são complexos e exigem uma preparação intensiva do profissional para realizá-los com segurança. Embora a maior parte deles necessite estrutura hospitalar com centro cir;úrgico, algumas situações podem ser resolvidas com suporte ambulatorial mais acessível.

Com rico material teórico e prático, o aluno recebe treinamento para atuar com sucesso na assistência veterinária em medicina equina.