Dicas de como controlar a presença de parasitas em equinos

A presença de parasitas em equinos, internos ou externos, nas criações, vem sendo um problema cada vez mais comum.

Inegavelmente, os parasitas trazem sérios prejuízos econômicos aos produtores. As doenças que são transmitidas através da picada afetam de forma rápida o desempenho e compromete a saúde do animal.

Por estarem presentes muitas vezes no mesmo ambiente que os parasitas, os cavalos podem ser acometidos facilmente, se não tomadas às medidas de manejo e controle, para que não ocorra a contaminação.

Principais parasitas em equinos

Parasitas Externos: Os carrapatos são os parasitas externos mais conhecidos, sendo que além de sugarem o sangue do animal, diminuem sua produtividade e trazem outras doenças, como a babesiose.

Parasitas internos: Existem dois tipos de parasitas internos, os pulmonares e os intestinais. Os pulmonares causam lesões nos vasos sanguíneos através das suas migrações e provocam sérios danos no pulmão. Já os parasitas intestinais geram problemas como a cólica, retardo no crescimento, debilidade crônica e amplia a predisposição à infecções.

Danos causados por parasitas

A falta de prevenção e tratamento adequado dessas parasitoses causam múltiplos danos, como por exemplo:

– Obstrução intestinal

– Perda de apetite

– Reações alérgicas

– Perda de sangue

– Anorexia

Diagnóstico e tratamento

Para diagnosticar com precisão a patologia é necessária a realização do exame coproparasitológico, será ele que irá determinar o grau de infestação de parasitas em equinos. Posteriormente, o tratamento será determinado pelo médico veterinário, que administrará os medicamentos mais adequados.

Técnicas de controle e prevenção de parasitas em equinos

Procedimentos de manejo correto dos carrapaticidas, não só no cavalo, mas também no ambiente são fundamentais para o controle desses parasitas externos. Semelhantemente, o controle sanitário do ambiente e do rebanho, juntamente com os cuidados com o pasto, dificulta a proliferação de larvas e vermes (parasitas internos).

É importante lembrar que a alimentação adequada e outras condições associadas ao bem-estar animal darão imunidade diante de parasitas em equinos e outras enfermidades.

Acidentes e patologias como essas podem acometer os cavalos a qualquer instante, e você está preparado para socorrê-los caso alguma emergência ocorra?

Clique no link abaixo e veja como estar preparado para qualquer situação emergencial:

Primeiros Socorros em Equinos

Fonte: Por Fora das Pistas