Entenda a Síndrome da Asfixia Perinatal em potros

Síndrome da Asfixia Perinatal é uma das doenças que mais causam mortes em potros, principalmente nas primeiras horas de vida, em virtude do comprometimento neurológico dos mesmos.

Também conhecida como síndrome do mau ajustamento neonatal essa enfermidade tem origens variadas, sendo a falta de oxigenação no sangue ou cérebro a sua característica principal.

O resultado são potros com estrutura física anormal, por conta da ausência de desenvolvimento dos órgãos, em função da doença.

Além disso, estes animais podem apresentar convulsões, tremores, apatia, comprometimento da função de alguns órgãos, como coração e pulmão, dentre outros.

O diagnóstico é realizado através do histórico do animal, exame clínico completo e os exames por imagem, como a ultrassonografia, sendo uma das formas complementares de confirmação da doença. Já o tratamento começa com os cuidados específicos com a égua em gestação e, no potro, vai depender dos sinais da doença, sendo muito comum o uso de anticonvulsivos, além da fluidoterapia, para normalizar o metabolismo.

Profissional veterinário amplie seu conhecimento sobre a veterinária equina e saiba quais atitudes devem ser aplicadas nessa e outras situações. Confira.

Fonte: Informativo Equestre