Esterilização dos instrumentos cirúrgicos

Quando os instrumentos cirúrgicos não são manuseados adequadamente podem ter a durabilidade afetada, causando grandes prejuízos. Além do prejuízo causado, a falta de cuidado pode acarretar em sérias infecções, dessa forma é importante que as regras de limpeza e esterilização do material usado sejam feito de maneira correta.

A limpeza pode ser feita por processo mecânico manual ou por máquina de lavar, por limpador ultrassônico de instrumentos. O procedimento objetiva a remoção de qualquer substancia que venha a interferir na eficácia da degerminação, principalmente quando há mancha de sangue, gordura, pus dentre outras secreções.

Os materiais cirúrgicos devem ser separados em mais delicados e em pequenas quantidades, depois de separados devem ser colocados em um cesto furado, nunca pressionado um contra o outro, por isso é importante separá-los antes.

Utilizar escova com cerdas naturais e macias para fazer a limpeza de cremalheiras e serrilhas. Os instrumentos articulados devem ser colocados em posição aberta e os afastadores desmontáveis devem ser desmontados. Fazer a limpeza completa do encaixe dos instrumentos, pois nestes locais que se acumulam muita sujeira.

Todos os instrumentos utilizados devem ser lavados imediatamente após o uso, usando sabão neutro a 1% ou detergente enzimático neutro com pH 7. Usar água destilada ou desmineralizada para enxaguar.

Fonte: UFBA

Tenha conhecimento necessário para o diagnóstico e realização dos procedimentos cirúrgicos. Veja aqui.

Conheça a Farmacologia das drogas pré-anestésicas. Clique aqui.