Excesso de peso nos cavalos não significa boa condição física

Antigamente os cavalos acompanhavam os ciclos da vegetação, isto é, engordando e emagrecendo de acordo com o estado e o valor nutritivo das pastagens, hoje, mesmo recebendo proporções adequadas de alimento concentrado, estão sujeitos a consumir mais nutrientes do que realmente necessitam.

Os cavalos são animais que entram em condição física através de fatores básicos como manejo alimentar e trabalho. Quanto mais um cavalo come em termos de energia, proteína e outros nutrientes, mais este cavalo deve gastar aquilo que come. Um cavalo gordo não significa que esteja em boa condição física. O cavalo em condições físicas adequadas é o cavalo que está atleticamente postado em termos físicos.

A fonte de energia primária do organismo do cavalo é o açúcar ou o carboidrato ingerido. A ingestão de muito carboidrato e pouco gasto de energia faz com que se inicie o processo de formação de gordura, que é então armazenada e só aumenta com o tempo. Quando essa alimentação energética não se ajusta à intensidade do trabalho, vão se criando reservas no organismo, na forma de tecido gorduroso, que moldará o corpo até o estado de obesidade. Com o trabalho esta gordura vai sendo "queimada" e ocorre aumento da massa muscular que vai sempre ser trabalhada nas sessões de treino.

Um cavalo deve-se alimentar de nutrientes que utilize na sua vida desportiva ou de trabalho. Isto deve ser medido e calculado por um veterinário ou um zootecnista, que entendem do assunto muito mais do que os proprietários.

Não é difícil identificar um cavalo obeso. Sua aparência é inconfundível. É comum os proprietários de cavalos gordos, os considerarem fortes, belos, saudáveis. Pensar que gordura e obesidade são sinais de saúde ou beleza é pior do que ter um cavalo abaixo do peso ideal.

Consultar um profissional competente e que saiba direcionar o manejo alimentar dos cavalos de acordo com a atividade física que praticam, estilo de vida que levam e principalmente a função de cada um dos cavalos da sua propriedade é essencial.

Fonte: Só Cavalo

Autor: Aluisio Marins MV

Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Cólica ou diarreia? Veja como diferenciar Como cuidar de infecções no casco de equinos Fique atento ao comprar cavalos – nem sempre o que parece é