Fique antento aos sintomas da esponja- ferida de verão

Existem três formas de sintomas da esponja -ferida característica do verão, também conhecida como habronemosa. É preciso ficar atento aos sintomas para que o diagnóstico e tratamento sejam imediatamente oferecidos aos animais infectados.

Através da pele, sintomas gástricos e pulmonares detecta-se a doença. Há poucos sinais evidentes nos sintomas gástricos e pulmonares, entretanto, na pele, aparecem granulações, que obrigam o animal a se coçar, continuamente, até sangrar, o que atrai as moscas para as feridas, agravando ainda mais a doença.

O material utilizado para exames são as fezes.

Medidas de profilaxia devem ser tomadas, como a higienização das feridas e o combate às moscas para se evitar nova contaminação. O tratamento é em forma de cirurgia, na forma cutânea, e medicamentos cicatrizantes, em caso de feridas.

Fonte: Tudo sobre cavalos

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Veja outras postagens da Escola do Cavalo:

Como construir as melhores baias para cavalos