Fique por dentro dos principais sistemas de criação de equinos

A escolha dos sistemas criação de equinos é uma atividade que exige o conhecimento da fazenda e seus objetivos. Dentro desse contexto, possuir instalações bem planejadas, onde as atividades possam ser realizadas da melhor maneira possível, é uma necessidade fundamental para que o criador tenha sucesso no seu empreendimento. Isto é, obter lucros satisfatórios com a sua criação.

Você sabe qual o sistema ideal para sua criação de cavalos?

Nesse artigo vamos te explicar quais os sistemas de criação e suas principais vantagens.

Sistemas de criação de cavalos

Existem, basicamente, três tipos de sistemas de criação de equinos.

A escolha do mais adequado é influenciada pela finalidade e objetivo do proprietário.

Sistema extensivo de criação

Neste sistema, os equinos têm total liberdade e estão enquadrados em um campo de grandes pastagens.

Geralmente, eles se alimentam de gramíneas e leguminosas. Mas, em sua alimentação não deve faltar à devida suplementação e esses campos precisam ser apropriadamente cercados e possuírem topografia variada.

O sistema extensivo de criação de cavalos é recomendado para o rebanho que exige bom condicionamento físico.

Sistema intensivo de criação

Geralmente utilizada em propriedades menores, neste sistema de criação, o animal permanece em baias. É muito utilizado para confinar animais de exposições e de leilão. Sua principal desvantagem é o custo maior com a alimentação, pois, ela precisa ser disponibilizada adequadamente em determinados horários.

Sistema semi-intensivo de criação

Uma mistura entre o sistema intensivo e extensivo. Nesse sistema, o animal passa uma parte do dia no pasto e outra é recolhido.

Ele é bem interessante, já que o animal se exercita, evitando os riscos de obesidade, não fica tão exposto aos fatores do tempo como a chuva e sol forte e conta com apenas um tipo de alimentação.

Importância do manejo

O manejo é importante para proporcionar ao rebanho equino o conforto pleno e levá-los a obtenção máxima de seu potencial. As ações nutricionais e sanitárias são fundamentais para impedir diversas patologias, sem contar que somadas a medidas reprodutivas facilitam a estação de monta tanto natural quanto por intermédio das biotecnologias.

Você que possui uma criação de cavalos, por acaso estaria preparado para atendê-lo da melhor forma em uma situação de emergência?

Para te ajudar a obter o conhecimento prático de todas as emergências relacionadas aos equinos, separamos essa dica para você:

Primeiros Socorros em Equinos

Quer mais conhecimento? Dê uma conferida nesse material gratuito sobre a eficiência na reprodução equina:

Ebook Como Atingir a Eficiência na Reprodução Equina

Fonte: Vida de cavalo