Gestores em equinocultura pesquisam resistência do cavalo crioulo

Para realizar uma pesquisa sobre a resistência do cavalo crioulo os gestores em equinocultura Renata Zucchetti Simonetto e Lucas Paiva Garcia pretendem cumprir jornada de 1,8 mil quilômetros em 50 dias de viagem.

No dia 5 de outubro os dois pesquisadores saíram de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Eles cruzaram a divisa entre os Estados do Paraná e São Paulo no sábado (10), 35 dias depois do início da viagem. Na chegada a Itararé, eles reencontraram amigos.

O encerramento da viagem está previsto para o sábado (24), em Itú. Durante o trajeto, uma equipe de apoio de 15 pessoas acompanha a dupla. São 40 quilômetros por dia, entre 4h e 9h e das 16h às 19h.

Segundo os organizadores da cavalgada, os gestores montam garanhões da raça crioula e coletam dados e informações que servirão para testar a resistência desses animais. O cavalo crioulo foi formado basicamente pela raça andaluza espanhola que foi introduzida por espanhóis em meados de 1493. A raça foi adquirindo maior força ao lutar pela sobrevivência. O cavalo crioulo é um animal dócil com aspecto seletivo com relação a aplicações funcionais e zootécnicas.

Algumas das informações coletadas durante a pesquisa são batimento cardíaco, peso e condições, levando em conta clima e relevo. A ideia é de que os dados sejam utilizados para futuros trabalhos acadêmicos.

Conheça o Cursos de Palpação Transretal e Ultrassonografia na Reprodução Equina

Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Saiba mais sobre a Ovulação de Éguas Você sabe o que é Trypanosoma Evansi em equinos? Claudicação equina: o que fazer para evitar?