Hemorragias em equinos

A hemorragia pulmonar induzida por esforço (HPIE) acomete principalmente os animais atletas, como os da raça Puro Sangue Inglês utilizados em atividades de alta performance. A predisposição para a doença aumenta com o avanço da idade. A HPIE constitui na presença de sangue nas vias aéreas inferiores compreendendo o segmento traqueobrônquico especialmente após a realização de exercícios de forte intensidade.

A doença inclui vários fatores associados, como estresse durante a corrida, aumento da viscosidade sanguínea, altas pressões vasculares, inflamação das vias aéreas posteriores. E também a velocidade inicial durante a corrida o peso do jóquei, a temperatura e a umidade ambiente, a altitude da pista em relação ao nível do mar, o tipo e qualidade da pista podem estar relacionados ao desenvolvimento da doença.

O diagnóstico é dado por meio do exame endoscópio das vias aéreas superiores ou através de contagem de células em lavados de origem bronqueoalveolar.

O tratamento é inconsistente e deve ser iniciado com repouso dos animais que apresentam grau da doença acima de três. A hemorragia pode voltar quando o animal retoma o trabalho, assim é importante que se utilize protocolo terapêutico de combate a problemas pulmonares prévios como redução de agentes alérgernos e aplicação de antimicrobianos.

Fonte: Portal TurFistas

Saiba como controlar Hemorragias em equinos. Clique aqui.

Aprenda a anestesiar um equino a campo. Veja aqui.