HERDA em Equinos

A astenia dérmica regional equina hereditária (do inglês, HERDA) é uma doença de pele de características genéticas que se apresenta na forma de erupções e lesões em variadas partes do corpo do animal.

Essa enfermidade tem causado perplexidade na comunidade científica, já que não possui cura. Sendo assim, os animais diagnosticados com a mesma são praticamente deixados de lado, ou seja, sem realizar montarias.

Além das condições descritas da doença, a pele do animal quando puxada permanece elevada, apresentando uma frouxidão. Posteriormente, com o avanço da doença, a pele pode inclusive se soltar do animal, causado as feridas.

O diagnóstico é realizado pelo exame físico e testes na própria pele, sendo examinada histopatologicamente para identificar alterações anormais na estrutura e quantidade de colágeno na pele.

A reprodução de animais com o mesmo problema deve ser evitada, já que existe neste caso grande probabilidade do potro também conter a doença. Dessa maneira é necessário que o proprietário do animal faça testes com os garanhões reprodutores relacionados à mutação genética como forma de prevenção.

Amplie seu conhecimento sobre a veterinária equina e saiba quais métodos podem ser adotados diante dessa e outras situações. Confira.

Fonte: Informativo Equestre