Idade dos equinos através da arcada dentária

odonto Os dentes dos equinos é a melhor maneira de saber a sua idade. Para identificar a relação deve saber a fórmula dentária dos animais.

O macho adulto possui 40 dentes, já a fêmea 36. Já os potros, sejam machos ou fêmeas, tem 26 dentes, os caninos, os pré-molares da arcada inferior e os dois pré-molares da arcada superior são monofisários (só possui os definitivos que nascem na idade adulta). Os outros dentes são difisários (nascem os dentes de leite que são trocados pelos definitivos).

O desgaste da arcada dentária é provocado pelo atrito das arcadas superior e inferior, as modificações que acontecem com esse desgaste, são bem definidas e provocam alterações na forma e desenho das estruturas que ficam expostas na mesa dentária.

O nascimento dos dentes é dividido em sete fases: 1. Nascimento dos dentes de leite (caducos). 2. Desgaste dos caducos. 3. Muda dos caducos para definitivos. 4. Desgaste dos definitivos até o rasamento (desaparecimento da cavidade dentária externa). 5. Desgaste dos definitivos até o nivelamento (aparecimento da cavidade dentária interna). 6. Triangulação (mesa dentária em forma de triângulo equilátero). 7. Biangulação (mesa dentária em forma de triângulo isósceles). Quando os animais alcançam um idade mais elevada, as arcadas vão se projetando para frente.

Fonte: Ebah

Conheça o Curso de Odontologia Equina

Odontologia Equinos

Saiba mais sobre a Ovulação de Éguas

Você sabe o que é Trypanosoma Evansi em equinos?

Claudicação equina: o que fazer para evitar?