Caso de mormo no RJ ameaça realização de eventos agropecuários

A doença conhecida como mormo identificada em um cavalo de uma fazenda de Teresópolis, na região serrana, está causando dor de cabeça para os organizadores de eventos agropecuários do Rio de Janeiro, em decorrência da possibilidade de cancelamento de tais eventos.

Mormo é uma doença provocada pela bactéria burkholderia mallei, e não era encontrado em propriedades fluminenses desde a década de 1960. Essa doença pode atacar o homem e levar à morte. No cavalo, os principais sintomas são nódulos nas narinas, corrimento purulento, pneumonia, febre e emagrecimento. No homem, tem 95% de índice de letalidade.

Em decorrência da gravidade da doença, o deslocamento de equídeos (cavalos, éguas, mulas e asnos) está condicionado à apresentação de exame negativo para mormo e atestado sanitário de ausência de sinais clínicos da doença nos animais para a emissão da Guia de Trânsito de Animais (GTA).

Um dos eventos prejudicados pela constatação da doença foi a Expoagro de Campos dos Goytacazes, a maior feira agropecuária do norte do Estado. Esta foi cancelada porque os animais não tinham a documentação necessária.

De acordo com Paulo Henrique Moraes, superintendente estadual de defesa agropecuária, as medidas sanitárias necessárias e legalmente determinadas estão sendo adotadas. A fazenda de Teresópolis foi interdita e o cavalo condenado ao sacrifício.

O superintendente recomenda que qualquer indício da doença de mormo seja, imediatamente, comunicado ao Núcleo de defesa agropecuária responsável pela região. De acordo com a superintendência, uma das hipóteses investigadas de que a doença tenha migrado de Minas Gerais, que registrou dois focos há pouco mais de um mês.

A doença foi erradicada nos EUA e Europa, mas tem aparecido com alguma frequência no nordeste. Em 2008, um cavalo teve mormo em São Paulo na época de um dos principais eventos hípicos do Brasil: o campeonato de salto Athina Onassis. Por causa da constatação do caso, o evento quase foi cancelado e passou a ser disputado no Rio de Janeiro no ano seguinte. A próxima edição do milionário evento está prevista para o mês que vem na Hípica da Lagoa.

Fonte: EBAND

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos!

Qual a melhor idade para castrar potros?

Quais são os princípios básicos alimentares dos Equinos?

Os campeões do Campeonatos Nacionais da Juventude de Salto de Obstáculos

Anatomia de Equinos