Influenza equina

gripe equinaA influenza também conhecida como gripe equina, acomete os animais frequentemente em épocas frias. É uma doença causada por vírus, altamente contagiosa já que é contraída por inalação.

            O contágio e a transmissão da doença acontecem em contato direto com secreção nasal e oral através dos cochos, bebedouros, cochos de sal, manjedouras, embocaduras, aerossóis de tosse ou espirro, matérias de uso diário como panos, escovas, entre outros.

            Os sintomas característicos da influenza equina são a febre alta com mais de 40 º; tosse prolongada, seca, sem secreção de catarro; secreção nasal serosa; falta de apetite; apatia geral; desanimo; e perda de peso.

Não existe tratamento específico, os animais doentes devem ser isolados, não devem ser submetidos a estresse indevido, devem ficar em repouso e ter acesso à alimentação e água de qualidade. O profissional deve ser consultado, pois existem medicamentos anti-inflamatórios que amenizam os sintomas. A prevenção da doença é feita com a vacinação do plantel.

Quais as técnicas de nutrição e alimentos de equinos?

Quais as etapas do processo digestivo, a absorção e o metabolismo dos nutrientes?

Qual a importância de uma alimentação equilibrada para os equinos?

 

Fonte: CPT cursos presenciais

Adaptação: Escola do cavalo

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos(alimento e alimentação)

manejo nutricional Equinos