Inseminação artificial e o uso da vagina artificial

Os avanços tecnológicos no campo da reprodução assistida vêm beneficiando consideravelmente os proprietários de bovinos, equinos e caprinos, na medida em que possibilita o aperfeiçoamento genético destes animais. Isso, somado a redução de riscos de doenças, melhora no índice de fertilidade, equacionamento de problemas reprodutivos, dentre muitas outras vantagens, gerando consequentemente a tão almejada lucratividade.

Diante desta preciosa possibilidade, muitas técnicas da Inseminação Artificial, por exemplo, esta facilitando o trabalho de profissionais envolvidos em projetos de reprodução.

A vagina artificial é um exemplo. Este aparelho, semelhante as condições anatômicas do órgão da égua, tem servido de maneira eficiente para a coleta de sêmen  dos garanhões. Muitos modelos estão disponíveis no mercado, com variados preços, sendo que o mais importante é que o modelo seja de fácil aceitação pelo garanhão, prático para a montagem, além de ter a possibilidade de higienização. Estas são algumas das condições importantes para a escolha do material.

Já a manipulação do material somente cumprirá o seu objetivo quando realizada por um profissional capacitado, e que já tenha experiência e conhecimento acerca das técnicas necessárias para que o sêmen seja extraído sem perdas, para que a inseminação artificial ocorra com êxito.

Conheça o kit de vagina artificial mais utilizado na IA. Clique aqui.

Fonte: Gestão no Campo