Manejo nutricional de equinos

A alimentação é um fator essencial para garantir a qualidade de vida e desempenho dos equinos em diversas atividades.

Então, é necessário conhecer as particularidades relacionadas à nutrição para cada fase da vida dos animais, desde o momento da reprodução, passando pela gestação, fase de aleitamento, potros em amamentação, até a desmama e o crescimento.

Para um manejo que agregue sucesso, a escolha correta dos nutrientes deve estar relacionada também ao clima da região, produção, densidade, atividade designada ao animal, disponibilidade de água, dentre outros fatores.

Os concentrados, por exemplo, são caracterizados por conter alta densidade de nutrientes e são indicados em pequenas porções, principalmente quando as necessidades do cavalo não são nutridas somente com as forragens.

O manejo aplicado de forma negligenciada pode resultar em diversas anomalias no organismo do animal, como a cólica. Este é um bom exemplo da necessidade da nutrição adequada, pois esta doença vem causando sério prejuízo nas criações de equinos em diversas partes do mundo, não é mesmo?

Sabe-se que a adoção de algumas medidas é necessária para nutrir adequadamente o animal. Portanto, os profissionais envolvidos neste segmento devem buscar sempre atualização na área, acompanhando todas as inovações do setor.

Para você que atua nesta área não deixe de ampliar seu conhecimento sobre as características dos insumos mais utilizados na suplementação dos equinos e se destaque nesse ramo. Confira.

E se você é um apaixonado por cavalos e busca sempre o melhor para a sua criação, não pode deixar de conferir esta dica: Tudo sobre nutrição equina.

Fonte: Equipe Escola do Cavalo